img-GUIA de Inbound Marketing para iniciantes
Por que Inbound Marketing
Com o modo old de aplicar marketing, uma linguagem em que era uma forma muito forçada de se vender um produto, as empresas tratavam os consumidores de forma monopolizada.
Com o Inbound Marketing é tudo diferente, as empresas não empurram  seu produto goela abaixo e sim conseguem vender através de potenciais estratégias de capacitação e atração por meio de autoridade mostrando para aquele lead o que realmente ele deseja. No mundo de hoje os clientes possuem a voz ativa da negociação, diferentemente dos anos passados.
Veja no modelo abaixo a metodologia INBOUND MARKETING

Atrair

Precisamos atrair estranhos em visitantes; isso pode ser feito de diversas maneiras:
  • BLOG –  Contendo conteúdos importantes para sanar a dor daquele lead ou potencial cliente;
  • ADWORDS –  Campanhas a curto prazo as quais visam ter um retorno a curto prazo;
  • SEO –  Grande número de visitas orgânicas.

Converter

Todo o tráfego que você está gerando com esses inputs torna-se fundamental que você tenha um gerenciador e faça com que esses visitantes se tornem Leads através de ações e de pagamentos sociais, o que é um ouro para o inbound.
  • CTAs
  • Formulários de contato
  • Landing Pages

Fechamento

O processo de fechamento é fundamental para que você possa entender qual é o momento certo em que seu lead está pronto para adquirir seu produto ou serviço.
  • CRM
  • E-mail

Encantamento

Momento em que o cliente está encantado com as ações que o Inbound proporcionou.

 

Fundamentos dos Inbound Marketing

Sempre devemos ter em mente que o cliente não quer que você venda algo para ele, e sim que você mostre a solução pontual, sendo assim autoridade necessária para que o mesmo deposite confiança e segurança naquilo que está ofertando.
Buy Persona – São pessoas representativas de forma fictícia de um cliente ideal baseada em dados reais. É fundamental que sua empresa tenha em mente quem é sua Buy Persona para conseguir atingir o melhor do conteúdo qualificado.
Quando for desenvolver sua Buy Persona é imprescindível que tenha em mente as dores desses leads ou prospects.
Conteúdo
A parte de conteúdo é fundamental em todas as etapas de Inbound Marketing.
Indicamos ter sempre um cronograma detalhado dos conteúdos que serão publicados, fazendo com que tenhamos sucesso.
Em uma estratégia de Inbound Marketing ou Automação de Marketing Digital  deve estar muito bem definido com a estratégia fundamental da empresa. Esse conteúdo deve ser útil pra quem vai ler, ser relevante para seu target e,  principalmente, resolver algum determinado problema ou ajudar na solução do mesmo.

Processo da Geração de conteúdo

1 – Planejamento de conteúdo
  • Finalidade – Qual será a linha editorial do seu conteúdo, ofertas ou educação?
  • Formato – Cases, Vídeos, Infografics, Checklist, Webinar tec. Toda forma de transmitir com tópicos. Devemos saber se vamos escrever para persona em diferentes estágios de compra que visa sanar as dúvidas do seu lead.

A Buy Journey  possui 3 estágios

1 – Conhecimento –  Nesse momento o conteúdo deve ser, não para sanar uma dúvida, e sim mostrar um problema para o cliente. Podendo ser feito através de: Relatórios, Análises, E-books e Conteúdo Educacional.
2 – Considerações  – Momento em que o lead sabe de seu problema e quer saber mais –   como conseguir resolver tal problema. Para isso é importante conteúdos como: Guias, Lives com interação, Podcast, Blog e Comparação de casos.
3 – Decisão –  Depois de saber o problema e mostrar a solução, é fundamental que nesse momento você fale do seu produto e como ele pode ajudar sua Buy Persona. Com isso você pode mostrar cases de sucesso, comparação de servicos, Downloads etc.
Essa etapa será aquela onde a empresa irá saber quem é a melhor empresa para lhe atender com base na qualidade de seus artigos, independentemente de quais mídias estejam.

Vamos dar um exemplo para Inside Digital

1 – Conhecimento –  Vamos desenvolver um artigo mostrando a importância de se ter um site bem ranqueado na SERP orgânica, pois sabemos que uma das dores de nossa Buy Persona está ligada diretamente em posições no Google.
2 – Considerações – Nesse momento vamos mostrar um conteúdo que irá ajudar o lead a fazer suas primeiras otimizações, de forma simples e didática.
3 – Decisão –  Nesse momento podemos mostrar os benefícios que terão em contratar os serviços da Inside, mostrar cases de sucesso e possíveis projeções.

Melhores práticas para Criação do Conteúdo

1 – Focar em qualidade do seu conteúdo, depois com o layout.
2 – Mantenha-se educacional e não promocional. Não se venda e sim mostre suas habilidades.
3 – Sempre tenha o foco no mapeamento de conteúdo.

Por que ter um Blog ajuda nas estratégias de Inbound?

Blog é uma ferramenta que ajudará a converter seus visitantes em leads. Conseguimos muitas vezes fazer com que em determinados artigos sejam inseridos CTAs pertinentes àquele assunto, fazendo assim uma melhor interação trackeada do lead no seu site.
Tente usar o Blog para fazer dele um questionário de perguntas, e as respostas em forma de post.
O Blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe aquilo que deseja ler, de acordo com o seu interesse.
Segundo  a pesquisa Content Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em Blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.
O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site, quando comparadas àquelas que não possuem um Blog.

Como conseguir sucesso no Blog

1 – Escolher um Tópico ou Tema que tenha  a ver com as dúvidas do seu público ou Buy Persona. Escreva para seu nicho e não para você. Muitas empresas fazem artigos para elas e não para a persona.
2 – Crie artigos ricos em subtópicos que complementam o tópico principal.
3 – Tente incluir palavras de long Tail nos títulos; isso fará com que você tenha melhor ranqueamento momentâneo, principalmente em nichos concorridos.
4 – Não deixe o título maior do que 5 palavras, pois o Google possui um limite que é de 60 palavras.
5 – Deixe seu artigo legível e bem formatado. Não faça parágrafos longos deixando seu texto chato de ser lido.
6 – Otimize seu artigo para os mecanismos de busca com tags Title, URL, IMG, abusar da palavra-chave dentro do texto e também no cabeçalho. A junção dessas ações fará com que seu artigo tenha maior chances de conseguir boas posições no Google ou em outro buscador. Inclua links externos para mostrar autoridade dos seus artigos.
7 – Promova seu artigo nas redes sociais que sua empresa está inserida e faça seeding.
8 – Coloque diferentes Call To Actions dentro do Blog – artigos fazendo com que ele faça parte da jornada de Inbound.
9 – Coloque no final de cada artigo um CTA sobre o mesmo tópico.
10 – Coloque links internos para outros artigos de seu site;  isso ajudará a arquitetura de conteúdos.

Mídias Sociais para Inbound Marketing

Atualmente as empresas estão cada vez mais inseridas em mídias sociais. Muitas pessoas baseiam-se na sua decisão de compra nas atividades que tais empresas postam em suas respectivas fanpages.
São fundamentais em toda etapa da metodologia de Inbound Marketing.
Utilize as mídias sociais para estreitar os laços com seus leads.
Desde o primeiro momento, que é o de atrair os visitantes para o seu site, as redes sociais fazem-se fundamentais. Na verdade, é neste momento que elas precisam ser exploradas ao máximo.
Como dissemos, o número de usuários online nas redes sociais é imenso. A todo momento há pessoas atualizando o feed do facebook, twitter, linkedin e tantas outras redes. Pensando nisso, tudo o que você deseja é levar o seu conteúdo até esses milhões de usuários e despertar sua atenção em relação ao seu negócio, certo?

Quais são as melhores práticas para o monitoramento social

1 – Determina suas métricas Inbound –  Leads, curtidas, engajamento, relevância.
2 – Definir o fluxo dos termos que iremos monitorar. Começamos com palavras que a Buy Persona liga a sua empresa.
3 – Segmente suas estratégias de Mídias Sociais, sendo elas por afinidade, ciclo de vida, de compra ou regiões demográficas. Utilize estratégias de Seeding.
4 – Respostas personalizadas – é importante que nas redes sociais você consiga responder qualquer pergunta que for levantada em alguma trend de mensagem.
5 – Otimize o profile de sua empresa nas fanpages que ela esteja com informações importantes, como foto de avatar, foto de perfil,  sinopse e um link para seu site.
6 – Faça posts indagando o nicho a visitar o link que for compartilhado, visto que cada rede social detém suas peculiaridades únicas.
7 – Compartilhe seu conteúdo para um nicho relevante.

Envio de e-mail Marketing para as pessoas certas

1 – Utilizar os CTAs é uma tarefa importante para o processo de Inbound.

2 – O cliente clica em um CTA que o levará  direto para uma Landing Page de algum material rico que fará o download com informações que antes você determinou como importantes para algum processo.

 

Melhores práticas de E-mail Marketing
CTAS
1 – Deve ter uma ação por trás de cada CTA –  Um e-book, um vídeo ou qualquer outra coisa.
2 – As palavras que vão ao encontro da Buy Persona de sua empresa.
3 – Ao desenvolver seus CTAs, não fique somente preocupado com a cor que vai no botão, e sim se está sendo direto com a mensagem que deseja passar. Tente destacá-la.
4 – Coloque os CTAs em locais apropriados conforme a disponibilidade do seu site, não deixei os mesmos escondidos.
5 – Seja o mais objetivo possível e não utilize “clique aqui” ou algo genérico.

Landing Pages – como usar

Landing Pages são páginas de aterrissagem fazendo com que um visitante do seu site seja um lead através de um formulário de contato.
No processo de conversão ele atua da seguinte maneira:
1 –  Passa por um CTA;
2 –  Preenche uma Landing Page;
3 –  Cai em uma página de “obrigado”.

Melhores práticas de se criar uma Landing Page

1 – Seja claro no que for escrever e faça o lead converter orientado por botões;
2 – Explique o valor da sua oferta, produto ou serviço e por que o lead deve converter;
3 – Retirar todas as formas de navegação, menu e links que possam fazer com que seu lead saia da Landing Page sem cometer nenhuma ação;
4 – Os formulários devem ser um espelho do que você quer de valor daquele lead;
5 – Use imagens relevantes com o seu tema, ou até mesmo vídeos;
6 – Inclua ícones de compartilhamento de sua Landing Page.

Páginas de Agradecimento – melhores práticas

As páginas de agradecimento é uma forma de contabilizar seus leads como meta final e passá-los  para outra etapa de sua automação.
Utilize as páginas de agradecimento para colocar mais informações para sua persona.
1 – Defina algumas ofertas e deixe o lead apreensivo.
2 – As páginas de agradecimento devem ter o menu aparecendo.
3 – Coloque conteúdos adicionais.
4 – Mova seu lead para alguma jornada de compra.

5 – Inclua botões sociais.

 

Conclusão

O Inbound Marketing é uma estratégia Digital composta por uma série de ações estratégicas online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a convertê-lo em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos e/ou serviços.
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